***** *** **

Era uma vez uma família. era uma vez uma família com três filhos em férias. era uma vez uma família com o pai e a mãe sem férias na época da Páscoa...
Como parecia um desafio simples (?) , conciliar os dias de férias dos filhos com a ausência de férias dos pais, nada melhor do que arranjar soluções de simplificação, certo?

Obrigada à escola da filha M. por proporcionar uma semana de actividades gra-tui-tas aos seus alunos! ela diverte-se. está com as amigas naquela lógica de pertença que só os pré-adolescentes conseguem ter. nós? para nós é uma alegria e um descanso saber que ela aprende através de visitas e actividades lectivas fora do contexto formal da sala de aula. a semana acaba amanhã com (mais) uma visita de estudo. para a semana veremos como organizamos os seus dias.
Obrigada à filha mais velha melhor da nossa família, do nosso quarteirão, do nosso mundo, porque aceitou ficar com o irmão piquinito até hoje. tem sido ama incansável do irmão e só hoje folgou por uns dias, para que também ela experimente uns dias ao ritmo das férias (leia-se dolce far niente).
Obrigada ao petiz cá de casa por estar a colaborar (na medida da sua idade e da sua energia) neste plano de viver a casa e as redondezas, mesmo que isso implique dias (quase) sem sair de casa.

Nada então como apimentar os dias. os nossos e os deles, claro. então, porque não a filhota 2 ficar a dormir na casa de uma amiguinha, sem grandes combinações prévias? boa? correu bem? patati patatá para cá. patati patatá para lá ... sabes mãe, era mesmo giro se agora a minha amiga C. viesse dormir a nossa casa não era? e se pudesse vir também a J. ... sabes, ia ser tãaao bom ... 
Ao mesmo tempo a filha mais velha combina com a melhor amiga - a.k.a. a nossa quarta filha - vir dormir cá a casa. ah e tal, vêm umas séries, poem a conversa em dia, têm conversas em código ...
E bum! porque a semana já estava fácil, chegamos a quarta feira ao final da tarde não com três filhos, os nossos três filhos em férias, mas com a fórmula trêsmaistrês ... don't panic!
Se esse dia chegar, nesse dias fazes as contas: cinco bocas de todos os dias. mais três. respira. respira. jantar para oito. normal. no big deal. strogonofas uma carne de peru, fazes uns patês para entrada e uns crepes para sobremesa (trocados por pipocas* e crepes ao pequeno almoço - afinal estamos de férias, certo?. bem, alguém está!)
Nesse dia, transformas o teu T2 em pousada da juventude. eles acampam felizes na sala. ouve-se o som do filme que passa. e da água dos banhos em série. e os risos abafados dos segredos. e as gargalhadas dos disparates. ouves o som de um copo a partir porque a cozinha não aguenta mais aporte de louça. 
Nesse dia, pensas que o teu filho mais pequeno também merece viver um momento assim e pegas no telefone para que ele ligue à sua Cinderela, perdão, à sua melhor amiga, para passar a sexta feira com ele enquanto os adultos tratam de ver as vossas notas e percurso escolar. sim, a loucura pode não ter fim à vista!

Nesse  dia ...adormeces com dores no corpo e um cansaço feliz. porque, com um gesto de loucura simples eles, todos eles, adormeceram felizes também.

Nesse dia constróis cumplicidades.

Easy, right?
So easy...
Easy like Sunday morning ...

* para mim serão sempre as picapocas da nossa primeiríssima! :)

Comentários

Mensagens populares