@home | UTOPIAvsDISTOPIA

Estou em casa há vinte e oito dias. | STOP | Saí quatro vezes neste período, sempre por motivos inadiáveis e intransmissíveis. | STOP |  Estou com os meus filhos em casa há vinte e seis dias | STOP | Já tivémos aulas e trabalho todos ao mesmo tempo | STOP | Já tivémos momentos absolutamente deliciosos, a partir dos gestos ou situações mais simples | STOP | Já tivémos momentos desesperantes pelos desafios de um confinamento de cinco num T2 | STOP |Já nos encontrámos todos e nos descobrimos todos | STOP | Já nos desencontrámos todos e nos desalinhámos todos | STOP | Já rimos juntos | Já chorámos juntos | Já gritámos juntos. | STOP | Já desesperámos juntos. um com os outros. cada um consigo mesmo | STOP | Já engolimos as lágrimas da saudade de ter nos nossos no lugar certo: entre os nossos braços, junto do nosso colo | STOP | Já engordámos juntos | STOP | Continuamos a engordar juntos | STOP |  Já sonhámos com sair e decidimos ficar | STOP | Já pensámos e desenhámos a Páscoa diferente que vamos viver, a primeira sem ser em comunhão com a família alargada | STOP | |  Estamos em caminho para a Páscoa e nunca percorremos esta Semana Maior com tamanha interioridade, tamanho isolamento e, paradoxalmente, tamanho sentido de pertença e comunhão. | STOP | Já desenhámos arco-íris a pedido de alguns de nós | STOP | Já t(r)ememos (perante) a hipocrisia possível de afirmarmos e querermos acreditar que vamos ficar todos bem. | STOP | Não vamos ficar todos bem. Sabemos que não vamos ficar todos bem. || Não vamos ficar iguais, | STOP |  mas [infelizmente] o mundo não vai ficar inesperadamente melhor e sarado de todas as desigualdades, sustos, desequilíbrios , maldades que lhe temos imposto com o estilo de vida atual. | STOP| Assumo esta heresia de querer sonhar  e acreditar num mundo melhor, com pessoas a viver a melhor versão de si próprias. | STOP | E que sociedade/comunidade do catano seremos no dia que isso acontecer. | STOP |Talvez seja teimosia minha ou apenas e só lirismo de quem quer [e precisa] ter esperança; |  STOP |o meu lado melancólico e reflexivo precisa dessa teimosia, que é uma verdadeira ousadia, nos dias que correm. É a minha Utopia para sobreviver aos dias de Distopia que todos vivemos e sentimos. | STOP |


P.S. Sinto os dias e vivo os dias com a sensibilidade à flor da pele. Recordo-me as centenas de telegramas que animaram e esperançaram os meus dias de filha de marinheiro: curtos. concisos. verdadeiros e sentidos. sempre à espera da próxima frase a seguir ao último STOP, que nunca desejávamos o derradeiro.




Comentários

Mensagens populares