É sempre um mistério e uma delícia


Assistir de perto ao milagre da iniciação à leitura e escrita. O nosso petit prince tem vindo a encarar esta nova etapa da sua vida - a de estudante - com muita maturidade e gosto. Mesmo que, de vez em quando, lhe dê para a trapalhice na hora de terminar os prabalhos para casa (também não percebo porquê mandar trabalhos para casa 5 dias por semana, com exercícios exatamente iguais aos que faz na escola, mas adiante), é muito responsável e tem sido um encanto assistir a este desabrochar para a leitura, a aritmética e a escrita.
Há sempre algo de mágico quando uma criança começa a juntar os sons e a formar palavras. quando procura no jornal ou em alguma revista, palavras que conheça e, orgulhosamente, as afirma de peito aberto.
eu,
fico derretida a ouvi-te meu pequeno cavaleiro!

Quando soletras o nome da tua irmã para a chamar. quando me lês uma frase ou me pedes para brincar aos nomes para escrever. quando te adiantas a mim para ler a próxima palavra na história de dormir. sempre que vejo o teu prazer pela descoberta e terminas com "é simples, não é?"

Todos nós lá em casa somos viciados em livros e esse é um gosto que espero nunca se perca. Ver-te a entrar para o clube dos leitores lá do pequeno burgo é um indisfarçável orgulho e eu amo-te (também) por isso.

Cá estaremos sempre, para juntos aprendermos a juntar todas as combinações de palavras e te darmos a chave deste mistério que é encher a folha em branco com sinais cheios de significado e emoção...

Comentários

  1. :)

    Que bonito texto!
    No colégio onde trabalho estamos a distribuir "passaportes do leitor" e a tentar incentivar os pequenos aventureiros a descobrirem todos os mundos que se escondem nas palavras de um livro. É uma delícia vê-los entusiasmarem-se com a ideia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares